Ouvindo...

Visto de brasileiro que celebrou morte de Charlie Kirk é revogado pelos EUA

Aliado de Trump foi morto com um tiro no pescoço na última quarta-feira (10) em uma universidade de Utah

Charlie Kirk, ativista baleado e morto

O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, mandou retirar o visto de um médico brasileiro que comemorou o assassinato do ativista e aliado de Trump. Charlie Kirk foi baleado no pescoço na última quarta-feira (10) enquanto discursava em um evento na Universidade de Utah Valley.

Em uma publicação no X neste sábado (13), Landau disse que ordenou o chefe dos assuntos consulares a revogar o visto, caso o médico tenha um, e colocar um “alerta” para que ele nunca receba o documento.

O médico, Ricardo Barbosa, fez em uma postagem no Instagram sobre a morte de Kirk o seguinte comentário: “Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical”.

A publicação foi compartilhada no X pelo líder do PL na Câmara de Vereadores do Recife, Thiago Medina, e repercutiu nas redes sociais.

“De todo o conteúdo online depravado que já vi, este talvez seja o mais assustador. Este é um neurocirurgião do Brasil. Ele não apenas elogia o assassino de Charlie Kirk por sua ‘pontaria impecável’, mas também, com precisão cirúrgica, especifica ‘coluna cervical’”, disse o vice-secretário.

“Eu pessoalmente ordenei ao chefe de Assuntos Consulares que revogasse seu visto americano, se ele tivesse um, e que colocasse um alerta nele para garantir que nunca o recebesse. Eu também gostaria de pensar que as autoridades brasileiras de licenciamento se interessariam por um neurocirurgião que deseja publicamente a morte de pessoas com cujas opiniões políticas discorda”, concluiu.

Médico é afastado

Após a repercussão, o médico foi banido de forma definitiva das atividades que exercia em uma clínica na capital pernambucana.

Segundo a nota da Recife Day Clinic, publicada no Instagram, a fala do neurocirurgião não reflete “os valores e princípios desta instituição”. A clínica confirmou o desligamento de Ricardo Barbosa.

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia repudiou a fala do médico e disse que está “adotando medidas cabíveis”.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde