Ouvindo...

Tensão: União Europeia considera ‘inaceitável’ violação do espaço aéreo pela Rússia

A chefe da diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas, acusou Moscou de uma ‘escalada imprudente’

Romênia mobiliza caças do exército para supervisionar ações de drones russos dentro de seu espaço aéreo

Aumenta a tensão entre a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e a Rússia, após a invasão de um drone russo no espaço aéreo da Romênia. União Europeia declarou ver o movimento como “inaceitável”.

A chefe da diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas, classificou, neste domingo (14), como “inaceitável” a violação do espaço aéreo de mais um país da Otan e acusou Moscou de uma “escalada imprudente”.

“A violação do espaço aéreo romeno por drones russos é outra infração inaceitável da soberania de um Estado-membro da UE”, escreveu Kallas na rede social X.

Leia mais: Após ataque na Polônia, Alemanha e França enviam tropas para perto da Rússia

O alerta da incursão no espaço aéreo romeno ocorreu apenas três dias depois de 19 dispositivos de Moscou terem invadido o céu polonês, outro integrante do grupo militar.

“Esta escalada imprudente contínua ameaça a segurança regional. Nós nos solidarizamos com a Romênia. Estou em contato próximo com o governo romeno”, adicionou a chefe da diplomacia.

Neste último sábado (13), tanto a Polônia quanto a Otan mobilizaram helicópteros e aviões de combate devido aos bombardeios com drones russos na Ucrânia, não muito longe da fronteira polonesa.

Leia também

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo