O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou nesta quinta-feira (18) uma reunião nesta sexta-feira (19) e neste sábado (20) entre representantes do país e dos Estados Unidos para discutir um possível cessar-fogo na guerra com a Rússia.
A cúpula ucraniana irá aos Estados Unidos para a reunião e já está a caminho, disse Zelensky a repórteres. Ele não estará presente no encontro, mas representantes europeus estarão em seu lugar.
Também neste fim de semana, funcionários do governo americano se reunirão com russos em Miami para tratar sobre a guerra na Ucrânia, segundo uma fonte da Casa Branca. Steve Witkoff, enviado especial dos EUA, e Jared Kushner, genro de Trump, devem participar das conversas. Já do lado russo, estará o enviado econômico de Putin, Kiril Dmitriev.
Ataque da Rússia contra prédios residenciais deixa seis mortos na Ucrânia Rússia captura três novas localidades no leste da Ucrânia Trump propõe plano para finalizar guerra na Ucrânia; veja quais são os pontos
A Ucrânia também terá conversas com a China nesta semana, por meio do vice-ministro das Relações Exteriores, em Pequim.
Vale lembrar que a China é aliada da Rússia, mas pede com frequência por negociações de paz e respeito pela integralidade territorial de todos os países. Porém, países ocidentais acusam Pequim de apoiar a Rússia economicamente e fornecer componentes para a indústria bélica russa.
*Com AFP