Reuniões com delegações russas e ucranianas movimentam os EUA neste fim de semana

Cúpula ucraniana irá aos Estados Unidos para a reunião e já está a caminho; representantes russos também estarão nos EUA para negociações

Nesta fotografia divulgada pelo Serviço de Imprensa da Presidência da Ucrânia em 18 de dezembro de 2025, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky desembarca de um avião ao chegar para a cúpula da UE em Bruxelas, em meio à invasão russa da Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou nesta quinta-feira (18) uma reunião nesta sexta-feira (19) e neste sábado (20) entre representantes do país e dos Estados Unidos para discutir um possível cessar-fogo na guerra com a Rússia.

A cúpula ucraniana irá aos Estados Unidos para a reunião e já está a caminho, disse Zelensky a repórteres. Ele não estará presente no encontro, mas representantes europeus estarão em seu lugar.

Também neste fim de semana, funcionários do governo americano se reunirão com russos em Miami para tratar sobre a guerra na Ucrânia, segundo uma fonte da Casa Branca. Steve Witkoff, enviado especial dos EUA, e Jared Kushner, genro de Trump, devem participar das conversas. Já do lado russo, estará o enviado econômico de Putin, Kiril Dmitriev.

Leia também

A Ucrânia também terá conversas com a China nesta semana, por meio do vice-ministro das Relações Exteriores, em Pequim.

Vale lembrar que a China é aliada da Rússia, mas pede com frequência por negociações de paz e respeito pela integralidade territorial de todos os países. Porém, países ocidentais acusam Pequim de apoiar a Rússia economicamente e fornecer componentes para a indústria bélica russa.

*Com AFP

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...