Ouvindo...

Resposta do Hamas à trégua em Gaza leva Israel e EUA a convocar negociadores

Os negociadores de ambos os lados mantêm conversas indiretas no Catar há mais de duas semanas, na tentativa de concordar com uma trégua

Israel e Hamas seguem buscando um acordo para um cessar-fogo em Gaza, intermediado pelos Estados Unidos. Com a última resposta do grupo islamista, Israel convocou mais uma vez seus negociadores para consultas nesta quinta-feira (24).

Os negociadores de ambos os lados mantêm conversas indiretas no Catar há mais de duas semanas, na tentativa de concordar com uma trégua. O foco, no momento, é a libertação de dez reféns israelenses vivos, em troca de um número indeterminado de palestino.

Para o enviado dos Estados Unidos, Steve Witkoff, as negociações teriam fracassado novamente devido ao que ele chamou de “postura egoísta” do Hamas.

“Embora os mediadores tenham feito um grande esforço, o Hamas não parece estar coordenado ou agindo de boa-fé", declarou.

Leia também

Netanyahu

O gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, informou que, após receber a resposta, decidiu o retorno da equipe de negociação para continuar as consultas em Israel.

Netanyahu disse que está “trabalhando para alcançar outro acordo para a libertação dos reféns”.

“Mas se o Hamas interpreta nossa vontade de alcançar um acordo como uma fraqueza, como uma oportunidade para ditar condições de rendição que possam colocar o Estado de Israel em perigo, eles estão muito enganados”, afirmou.

Resposta do Hamas

Segundo informações divulgadas pela AFP, a resposta do grupo islamista incluiria emendas às modalidades de entrada de ajuda humanitária, mapas das áreas das quais o Exército israelense deveria se retirar e garantias sobre o fim definitivo da guerra em curso desde outubro de 2023.

Israel enfrenta uma crescente pressão de organizações humanitárias que denunciam a “morte de fome em massa” que está se espalhando pela Faixa de Gaza, após quase dois anos de conflito.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo