Ouvindo...

Academia causa polêmica após proibir mulheres maiores de 24 anos em horário de pico na Inglaterra

Academia enviou o comunicado com a informação para os membros, que se revoltaram

Uma academia de Lancashire, na Inglaterra, causou polêmica ao proibir mulheres com mais de 24 anos de irem ao local em horários de pico. A informação foi publicada em um fórum on-line.

No Mumsnet, uma usuária publicou o comunicado da empresa, dizendo que mulheres maiores de 24 anos estariam proibidas de frequentar o local das 16h às 19h em dias de semana. Vale lembrar que essa academia tem um horário específico só para mulheres.

Com isso, as mulheres fora dessa faixa etária terão que treinar junto com os outros homens. Segundo o jornal Metro, a academia em questão é chamada de ‘Bodies in Motion’.

“Me inscrevi em uma academia há alguns meses e um dos principais pontos para mim foi que ela é só para mulheres, das 9h às 19h, em dias úteis. Acabei de receber este e-mail deles e vou cancelar, pois não se encaixa mais nos meus horários de frequência, mas isso é ridículo, né?”, publicou uma usuária no Mumsnet.

O comunicado dizia: “Estamos escrevendo para informá-los sobre uma mudança iminente em nossos horários de funcionamento da Academia Feminina. A partir de segunda-feira, 30 de junho de 2025, a academia será reservada exclusivamente para mulheres de 12 a 24 anos, nos seguintes horários: Segunda a sexta, das 16h às 19h.”

“Esta atualização foi feita em resposta ao feedback e para melhor atender às nossas membros mais jovens, que precisam de um espaço dedicado e confortável durante os horários de pico após as aulas e no início da noite”, finalizou a academia, em comunicado.

Leia também

A academia se diz um espaço ‘inclusivo onde todos - independentemente de sua origem ou circunstância - merecem a oportunidade de prosperar’.

Nos comentários da publicação, outras mulheres consideravam o ato como absurdo. “Isso é absolutamente ridículo! Por que mulheres de uma certa idade?! Eu ficaria furiosa”, publicou uma. “Eu ficaria irritada se tivesse que ir antes das 19h, e depois disso fosse só para homens, já que em alguns dias só chego em casa às 18h30.”, escreveu outra.

Após a repercussão do caso, a academia se pronunciou e afirmou que decidiu reverter as mudanças para os horários originais.

“A Bodies in Motion realizou recentemente um teste com um novo horário de funcionamento, com foco em nosso objetivo de trabalhar com jovens, ajudando a resolver muitos dos problemas enfrentados por eles. No entanto, recebemos muitos comentários úteis dos membros e, após analisar essas mudanças recentes, retornamos ao nosso horário de funcionamento original.”, escreveu.

A academia tem horários específicos para homens e mulheres. O local é de uso específico de mulheres de segunda a sexta das 9h às 19h, e aos sábados de 10h às 15h. Já para homens, os horários são de segunda a sexta das 19h às 22h, e aos sábados de 15h às 20h.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.