Uma professora imigrante colombiana em uma turma de bebês foi detida por policiais na frente dos alunos de uma creche em Chicago, nos Estados Unidos, nessa quarta-feira (5). O local era de imersão em língua espanhola.
Um funcionário relatou à agência de notícias Reuters que a ação chocou os administradores da escola, os pais e as crianças.
Imagens publicadas por uma empresa local mostram dois homens, um deles usando uma touca ninja, também conhecida como balaclava, arrastando Diana Santillana para fora do prédio. Ela gritava que tinha documentos e os agentes usavam coletes escrito polícia, mas não havia nenhuma marca de agência visível.
Brasileiros enfrentam incerteza após Portugal endurecer regras para imigrantes EUA: coleta biométrica será obrigatória para todos os estrangeiros, mesmo com Green Card Chefe da imigração dos EUA diz que vai prender todos os imigrantes sem documentos - mesmo quem não tem antecedentes criminais
“Essa é uma cena que não iremos esquecer”, contou a advogada Tara Goodarzi, que deixava o filho de três anos na creche. Ela relatou que as crianças e os pais choravam durante a abordagem.
A professora era querida por alunos e pais e foi descrita como “gentil e atenciosa”.
No mesmo dia, pais e membros da comunidade se reuniram para protestar contra a ação de agentes federais de imigração na creche. Eles exigem a libertação imediata de Diana.