Ouvindo...

Governo de Maduro cria app para denunciar pessoas ‘suspeitas’ durante tensão com os EUA

O aplicativo, chamado “VenApp”, foi lançado originalmente por Nicolás Maduro em 2022

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela.

Tendo em vista o aumento da tensão com os Estados Unidos, a Venezuela tem incentivado cidadãos a denunciarem uns aos outros por “atividades suspeitas” através do uso de um aplicativo. A informação é da CNN.

O aplicativo, chamado “VenApp”, foi lançado originalmente por Nicolás Maduro em 2022, sendo um serviço de mensagens para que as pessoas pudessem reclamar de serviços públicos.

Agora, ele foi atualizado e está sendo usado para que venezuelanos informem sobre avistamento de drones e “pessoas suspeitas”. Isso gerou alerta entre opositores do regime.

“Essa iniciativa representa uma séria preocupação com a privacidade, liberdade de expressão e segurança, pois promove um sistema de vigilância social e militarização da ordem pública”, publicou o grupo ativista “Venezuela Sin Filtro”.

Leia também

O Ministério de Informação venezuelano não se manifestou.

Anteriormente, Maduro havia convocado cidadãos para que usassem o aplicativo para denunciar atividades da oposição, como protestos, por exemplo. A Anistia Internacional criticou a medida, dizendo que poderia limitar o direito à liberdade de expressão, contribuir para prisões ilegais e outras violações dos direitos humanos.

Na época, Apple e Google removeram o VenApp das lojas de aplicativos. Apesar disso, o app nunca deixou de funcionar e quem o instalou ainda pode acessá-lo. O governo também criou uma versão que funciona pelo navegador.

Um usuário do VenApp, que não quis se identificar, disse à CNN sob anonimato que o aplicativo resolveu perfeitamente problemas com serviços públicos e que não hesitaria em usá-lo se sentisse que o país estava sob ataque de estrangeiros. Já outro usuário classificou o app como “assustador” e disse que não o usaria.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.