Ouvindo...

Papa Leão XIV pede paz e ‘responsabilidade’ após ataque dos EUA contra o Irã

Pontífice cobrou comunidade internacional na manhã deste domingo (22)

“A humanidade clama e implora por paz”, afirmou o pontífice

“Hoje, mais do que nunca, a humanidade clama e implora por paz”. O Papa Leão XIV se pronunciou na manhã deste domingo (22), na Praça de São Pedro, no Vaticano, sobre os ataques aéreos entre Irã e Israel. O conflito escalou, nas últimas horas, com um bombardeio dos Estados Unidos ao país islâmico.

Aos fiéis presentes no Vaticano, o pontífice fez um pedido às autoridades durante a oração do Angelus: "É um grito que exige responsabilidade e razão, e não deve ser sufocado pelo clangor das armas e pelas palavras retóricas que incitam o conflito”.

Leão XIV cobrou a interferência da comunidade internacional para impedir nova escalada do conflito. “Hoje, mais do que nunca, a humanidade clama e implora por paz. É um grito que exige responsabilidade e razão, e não deve ser sufocado pelo clangor das armas e pelas palavras retóricas que incitam o conflito”, afirmou. “Não há conflitos distantes quando a dignidade humana está em jogo”, criticou o pontífice.

O pedido por paz é feito horas após ataque dos Estados Unidos a instalações nucleares do Irã. Na noite do sábado (21), Donald Trump publicou em suas redes sociais a notícia do que chamou de “ataque bem-sucedido” a Fordow, Natanz e Isfahan.

Leia também

Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.