Papa Leão XIV manifesta solidariedade às vítimas do furacão Melissa, na Jamaica

Pontífice lamentou as mortes e os danos causados pela tempestade, que deixou milhares de desabrigados e afetou hospitais e infraestruturas no Caribe

Papa Leão XIV e seu Smartwatch

O Papa Leão XIV manifestou solidariedade às vítimas do furacão Melissa, que atingiu a Jamaica nessa terça (28) e causou graves inundações.

Durante a Audiência Geral desta quarta-feira (29), na Praça São Pedro, o pontífice lamentou as mortes e pediu orações pelas pessoas afetadas pela tempestade.

O papa descreveu o furacão como uma “tempestade catastrófica” e afirmou rezar “por aqueles que perderam a vida, pelos que estão fugindo e por todos que vivem momentos de ansiedade”.

Leão XIV também incentivou as autoridades civis a intensificarem os esforços de socorro e agradeceu às comunidades cristãs e organizações de voluntários pela ajuda prestada às vítimas.

Danos causados pelo furacão Melissa

O primeiro-ministro da Jamaica, Andrew Holness, declarou o país “zona de desastre” após a passagem do furacão, que registrou ventos de até 300 km/h.

Segundo Holness, os danos incluem destruição de casas, prejuízos em propriedades comerciais e danos significativos a hospitais e moradias.

O vice-presidente do Conselho Jamaicano para Gestão de Riscos de Catástrofes, Desmond McKenzie, informou que quatro hospitais foram afetados e um deles ficou sem energia, o que obrigou a evacuação de 75 pacientes.

Autoridades da Jamaica abrem mais de 800 abrigos para a chegada do furacão Melissa

Mais de meio milhão de pessoas ficaram sem energia elétrica na noite dessa terça-feira (28), e várias regiões seguem isoladas por causa das enchentes e deslizamentos.

O furacão Melissa também causou destruição em outros países do Caribe. Até o momento, foram registradas sete mortes: três na Jamaica, três no Haiti e uma na República Dominicana.

Furacão Melissa é o pior do século a atingir a Jamaica

As autoridades locais informaram que uma pessoa segue desaparecida na República Dominicana. A tempestade continua avançando sobre Cuba com força devastadora.

Com agências
(Sob supervisão de Aline Campolina)

Leia também

Izabella Gomes se graduou em Jornalismo na PUC Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias de Educação e Saúde.

Ouvindo...