Ouvindo...

Furacão Melissa é o pior do século a atingir a Jamaica

Cerca de 1,5 milhão de pessoas podem ser diretamente afetadas pela tempestade

Furacão Melissa se aproxima da Jamaica

O furacão Melissa, que chegará à Jamaica com rajadas de vento de mais de 300 km/h, será a pior tempestade a atingir o país neste século, alertou a Organização Meteorológica Mundial (OMM) nesta terça-feira (28).

"É uma situação catastrófica esperada na Jamaica”, disse Anne-Claire Fontan, especialista em ciclones tropicais da organização. “Para a Jamaica, será, com certeza, a tempestade do século”, acrescentou, em coletiva de imprensa.

Além dos ventos fortes, são esperadas marés de tempestade de até quatro metros, enquanto as chuvas devem ser o dobro da quantidade normal esperada em toda a temporada chuvosa, causando inundações repentinas e deslizamentos de terra.

Leia também

Cerca de 1,5 milhão de pessoas podem ser diretamente afetadas pela tempestade, segundo a Federação Internacional da Cruz Vermelha (FICV).

Nessa segunda (27), áreas costeiras receberam ordem de evacuação imediata. Autoridades montaram mais de 800 abrigos para as pessoas que residem nas áreas que podem ser mais atingidas. “A principal prioridade era tirar as pessoas do perigo para reduzir o número de vítimas”, disse Necephor Mghendi, da FICV.

*Com informações da CNN

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.