A “Porta Santa” da Basílica de São Pedro, em Roma, foi fechada pelo Papa Leão XIV nesta terça-feira (6), dia da Epifania, marcando o fim do Jubileu de 2025.
A cerimônia de fechamento das portas de bronze foi seguida de uma missa, marcando a etapa final do Ano Santo iniciado em 2024 pelo Papa Francisco. Antes de fechá-las, Leão XIV ajoelhou-se para rezar diante das portas.
“Com o coração agradecido, preparamo-nos para fechar esta porta santa, apoiados por uma multidão de fiéis, certos de que o bom pastor tem sempre a porta do seu coração aberta para nos acolher sempre que nos sentimos cansados e oprimidos”, disse.
Depois, o pontífice dirigiu-se ao altar para presidir uma missa ao lado de cardeais vestidos de branco. O presidente italiano Sergio Mattarella também estava presente na celebração.
O Jubileu é um período de reflexão e penitência para os católicos e atraiu mais de 33 milhões de peregrinos a Roma. Durante o período, ocorrido a cada 25 anos, fiéis atravessa as portas santas e beneficiam-se da ‘indulgência plenária’, um tipo de perdão pelos pecados.
*Com AFP