Ouvindo...

Roma recebe milhares de jovens católicos para vigília do Jubileu com o papa Leão XIV

Os jovens passarão a noite na esplanada, onde foram instalados telões, até a grande missa de encerramento, presidida pelo papa Leão XIV, na manhã de domingo (3)

Os católicos percorrem as ruas de paralelepípedo usando camisetas coloridas coordenadas, rezando o terço e cantando hinos cristãos com violões e outros instrumentos.

Jovens católicos de diversas partes do mundo começaram a se reunir em Roma, neste sábado (2), para participar de uma vigília de oração com o papa Leão XIV, ponto culminante do Jubileu — o “Ano Santo” — da Igreja Católica.

Logo nas primeiras horas do sábado, os jovens peregrinos se instalaram em um “acampamento” ao ar livre, com mantas e colchões, na região leste de Roma, no bairro de Tor Vergata.

Segundo a Agence France-Presse, os peregrinos, com idades entre 18 e 35 anos, devem continuar chegando — vindos de mais de 140 países — até o início da vigília, às 20h30 no horário local (15h30 no horário de Brasília).

Leia também

Os jovens passarão a noite na esplanada, onde foram instalados telões, até a grande missa de encerramento, presidida pelo papa Leão XIV, na manhã de domingo (3).

Para ajudar no controle da temperatura, caminhões com vaporizadores e canhões de água estão refrescando os jovens durante a onda de calor, com temperaturas próximas dos 30 °C.

Os católicos percorrem as ruas de paralelepípedo usando camisetas coloridas coordenadas, rezando o terço e cantando hinos cristãos com violões e outros instrumentos.

‘Woodstock católico’

A imprensa internacional descreve que o clima em Roma lembra o da Jornada Mundial da Juventude — o “Woodstock católico” — que papa João Paulo II inaugurou e tornou famoso nos anos 2000, também no campo de Tor Vergata, com a presença de aproximadamente 2 milhões de pessoas.

Confessionário gigante

Do Coliseu até as imediações do Vaticano, ondas de peregrinos com as bandeiras de seus países lotaram, durante toda a semana, os transportes e as avenidas da capital italiana em um ambiente festivo, com apresentações musicais, conferências e orações.

Na sexta-feira, o famoso Circus Maximus — estádio da antiga Roma onde eram organizadas as corridas de bigas —, aos pés do Monte Palatino, foi transformado em um grande confessionário ao ar livre: mais de mil padres ouviram dezenas de milhares de jovens em 10 idiomas diferentes.

O atual Jubileu tem algo inédito em 2.000 anos de história da Igreja Católica: eventos dedicados aos influencers, o que demonstra a crescente importância que o Vaticano atribui à evangelização nas redes sociais.

*** Com informações de AFP.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.