O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, continua interessado em uma solução diplomática no conflito com o Irã, afirmou a Casa Branca nesta segunda-feira (23).
A declaração foi dada pela secretária de imprensa de Washington, Karoline Leavitt, na emissora americana Fox News. “Se o regime iraniano se recusar a chegar a uma solução diplomática pacífica, na qual, por sinal, o presidente ainda está interessado e comprometido, por que o povo iraniano não deveria retirar do poder esse regime incrivelmente violento que os reprime há décadas?”, afirmou.
A declaração ocorre após os ataques dos Estados Unidos a instalações de enriquecimento nuclear no Irã no fim de semana. Pessoas ligadas ao governo disseram que o objetivo dos bombardeios era impedir Teerã de obter armas nucleares, e não derrubar autoridades, segundo a AFP.
‘Haverá ou paz, ou haverá tragédia para o Irã’, diz Donald Trump após ataque Veja o que disse Donald Trump ao anunciar bombardeios contra instalações nucleares do Irã EUA detalham ataque a instalações nucleares no Irã: Trump usou 14 bombas de artilharia pesada
Trump, porém, deixou dúvidas ao mencionar uma suposta mudança de regime. “Não é politicamente correto usar o termo ‘mudança de regime’, mas se o atual regime iraniano não consegue fazer o Irã ser grande novamente, por que não haveria uma mudança de regime? MIGA (Make Iran Great Again)!!!”, disse o presidente, brincando com o acrônimo MAGA, que significa ‘Make America Great Again’ (MAGA).
O programa nuclear iraniano foi ‘devastado’, segundo o Pentágono, mas ainda não se sabe a dimensão dos danos.