Ouvindo...

Mais de um milhão de migrantes deixaram o país por conta própria, afirma governo dos EUA

Nos últimos meses, as detenções de migrantes se multiplicaram no país, com operações em tribunais, residências e locais de trabalho

Deportação de imigrantes dos Estados Unidos

A secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Kristi Noem, informou que mais de um milhão de migrantes em situação irregular deixaram o país por conta própria desde o retorno de Donald Trump.

A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa, em Chicago, nesta sexta-feira (8). “Acreditamos que mais de um milhão de pessoas retornaram para casa por conta própria desde que começamos este governo”, afirmou Noem.

Segundo ela, milhares de pessoas teriam utilizado o aplicativo CBP Home, que “pede para que migrantes em situação irregular se autodeportem”.

“Eles não estão cumprindo a lei se estão aqui ilegalmente”, reiterou, insistindo que, se saírem por conta própria, poderiam retornar com um visto.

Segundo a AFP, nos últimos meses, as detenções de migrantes se multiplicaram no país, com operações em tribunais, residências e locais de trabalho.

Leia também

Política migratória de Trump

A secretária de Segurança Interna considerou ainda que a política migratória de Trump, que prometeu um recorde nas deportações, é um sucesso.

“Durante três meses consecutivos, não tivemos nenhum migrante ilegal entrando nos Estados Unidos, a primeira vez na história desta nação que vemos este tipo de segurança na fronteira” com o México, analisou.

Desde janeiro deste ano, quando assumiu o poder, Trump praticamente fechou a fronteira com o México, anunciou o envio de pelo menos 1.500 militares à área e aplicou uma rigorosa política migratória.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo