Hamas entrega corpo de refém morto; restam três mortos a serem devolvidos a Israel

País confirma a recuperação do corpo de Meny Godard, morto no ataque de 7 de outubro de 2023

Nesta vista aérea, pessoas caminham em meio à destruição na Cidade de Gaza, no norte da Faixa de Gaza, em 11 de outubro de 2025, um dia após a entrada em vigor de um cessar-fogo.

Israel recebeu o corpo de Meny Godard, um dos últimos quatro reféns que ainda estavam em poder do Hamas e de outros grupos armados na Faixa de Gaza. A informação foi confirmada pelo gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Meny Godard tinha 73 anos e morreu durante o ataque do Hamas no Sul de Israel, em 7 de outubro de 2023. Ele estava em casa no kibutz Beeri, ao lado da esposa, Ayelet Godard, de 63 anos, que também foi encontrada morta. Israel recebeu o corpo nessa quinta (14).

Segundo o governo israelense, o Instituto Médico Legal concluiu a identificação, que então foi entregue à família. O casal deixou quatro filhos e seis netos.

O Exército israelense já havia informado, em fevereiro de 2024, que Meny Godard morreu no próprio dia do ataque, mas que o corpo ainda não havia sido recuperado.

Nesta sexta-feira (14), o Hospital Nasser, em Gaza, informou ter recebido os corpos de 15 palestinos como parte do acordo de cessar-fogo em vigor desde 10 de outubro. O Hamas libertou 20 reféns e se comprometeu a entregar os corpos de outras 28 pessoas.

Agora, restam três reféns mortos a serem devolvidos, dois israelenses e um tailandês. Em troca, Israel libertou quase 2 mil prisioneiros e devolveu os restos mortais de centenas de palestinos.

Faixa de Gaza: Hamas afirma que irá devolver todos os corpos de reféns a Israel

O governo israelense acusa o Hamas de atrasar a entrega dos corpos. O grupo palestino afirma que o processo é lento porque muitos restos mortais estão sob escombros.

Com agências
(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Izabella Gomes é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária na Itatiaia. Atua como repórter no jornalismo digital, com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...