Israel abre passagem no Norte de Gaza para entrada de ajuda humanitária

Local serve como novo ponto de acesso para caminhões da ONU e de outras organizações internacionais

Israel anuncia abertura de passagem de fronteira para entrada de ajuda humanitária em Gaza

Israel anunciou, nesta quarta-feira (12), a abertura de uma passagem de fronteira no Norte da Faixa de Gaza para permitir a entrada de ajuda humanitária fornecida pela ONU e por outras organizações internacionais.

Segundo o órgão do Ministério da Defesa de Israel responsável pelos assuntos civis nos territórios palestinos, o Coordenador de Atividades Governamentais nos Territórios (Cogat), a passagem de Zikim foi aberta para a entrada de caminhões com alimentos e suprimentos.

Hamas entrega a Israel mais dois reféns de Gaza; um deles é soldado morto em 2014

Segundo o Cogat, o ponto permanecerá aberto de forma permanente, assim como a passagem de Kerem Shalom, no Sul de Gaza, por onde passa a maior parte da ajuda desde o início da guerra em outubro de 2023.

A ajuda que entra por Zikim será submetida a controles de segurança antes de seguir para o território palestino.

Dificuldades no envio de ajuda

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) afirmou em outubro que não conseguia entregar carregamentos no norte de Gaza desde o fechamento da passagem, em 12 de setembro.

Trabalhadores humanitários relatam que as restrições impostas por Israel e os rigorosos controles de segurança dificultam o envio de suprimentos ao território.

Relatório da ONU diz que desigualdade alta deixa o mundo mais vulnerável a pandemias

Em Gaza, a destruição da infraestrutura e o risco de saques também complicam a distribuição dos recursos.

Segundo o Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA), a abertura de novas passagens no norte é essencial para acelerar a entrega de ajuda à população.

Em agosto, uma entidade ligada à ONU afirmou que o Norte de Gaza enfrentava condições de fome, avaliação rejeitada por Israel.

Com agências
(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Izabella Gomes se graduou em Jornalismo na PUC Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias de Educação e Saúde.

Ouvindo...