Há irracionalidade em investimentos milionários na IA, diz CEO do Google

Pichai fez um alerta sobre as necessidades energéticas da IA, classificadas como ‘enormes’

Sundar Pichai, CEO do Google

O CEO da Alphabet, a dona do Google, Sundar Pichai, afirmou que os imensos investimentos em inteligência artificial são irracionais. Ele afirmou, ainda, que todas as companhias, incluindo a empresa, seriam afetadas caso a “bolha financeira estourasse”.

“Acredito que nenhuma empresa ficaria imune, incluindo a nossa”, afirmou Pichai em entrevista publicada nessa segunda-feira (17) pela BBC.

Para Pichai, a IA provocará “impactos sociais” e fará com que as pessoas “tenham que se adaptar”. Porém, a longo prazo, ela será benéfica.

Leia também

“Não importa se você quer ser professor ou médico. Todas essas profissões continuarão a existir, mas as pessoas que terão sucesso em cada uma delas serão aquelas que aprenderem a usar essas ferramentas”, disse.

Pichai fez um alerta sobre as necessidades energéticas da IA, classificadas como “enormes” por ele. A Agência Internacional de Energia apontou que 1,5% do consumo elétrico mundial no ano passado está atrelado às IAs.

Por causa da IA, a Alphabet teve 100 bilhões de dólares em receitas trimestrais, sobretudo pela capacidade de aproveitar o crescimento do sistema.

*Com AFP

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...