Fim da guerra em Gaza? Trump pede que Hamas aceite ‘proposta final’ de cessar-fogo

O presidente dos EUA afirmou que Israel concordou com os termos do acordo

Fim da guerra em Gaza? Trump pede que Hamas aceite ‘proposta final’ de cessar-fogo

Nesta terça-feira (1º), Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, pediu ao Hamas que aceite uma “proposta final” para um cessar-fogo na Faixa de Gaza que lhe será apresentada em breve.

“Os catarianos e os egípcios, que trabalharam muito duro para ajudar a trazer a paz, vão entregar essa proposta final”, publicou Trump na plataforma Truth Social.

“Espero, pelo bem do Oriente Médio, que o Hamas aceite esse acordo, porque [caso contrário, a situação] não vai melhorar, apenas piorar”, afirmou.

Mais cedo, Trump disse que Israel concordou em finalizar os termos de um cessar-fogo de 60 dias como movimento islamista palestino.

“Israel aceitou as condições necessárias para concluir o cessar-fogo de 60 dias”, escreveu. Acrescentou que representantes de Catar e Egito “vão apresentar a proposta final”.

Leia também

A guerra

O conflito entre Israel e Hamas começou em 7 de outubro de 2023 após um ataque terrorista do movimento islamista palestino que 1.219 pessoas, a maioria civis, segundo uma contagem baseada em dados oficiais israelenses.

Os militantes também sequestraram 251 pessoas, das quais 49 permanecem em Gaza, incluindo 27 reféns que, segundo o Exército de Israel, morreram em cativeiro.

A ofensiva de retaliação israelense contra o Hamas matou 56.531 pessoas em Gaza, a maioria civis, segundo dados do Ministério da Saúde do território governado pelo Hamas, estatísticas que a ONU considera confiáveis.

* AFP

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...