Filha de María Corina Machado recebe Nobel da Paz em nome da mãe: ‘Quer Venezuela livre’

María Corina lamentou não conseguir a tempo do evento

Ana Corina Sosa, filha da líder da oposição venezuelana Maria Corina Machado, recebe o Prêmio Nobel da Paz em nome de sua mãe na cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz, realizada na Prefeitura de Oslo, em 10 de dezembro de 2025, em Oslo, Noruega

A filha de María Corina Machado, Ana Corina Sosa Machado, recebeu o prêmio Nobel da Paz em nome da mãe, opositora venezuelana que foi laureada em outubro, nesta quarta-feira (10). A cerimônia foi realizada em Oslo, na Noruega.

María Corina lamentou não conseguir chegar a tempo do evento e disse estar “muito triste” em uma ligação com o presidente do Comitê Norueguês do Nobel, Jørgen Watne Frydnes.

“Muitas pessoas arriscaram a vida para que eu consiga chegar em Oslo”, disse.

Ana Corina afirmou, durante a cerimônia de entrega do prêmio, que ela retornará “muito em breve” à Venezuela.

Leia também

“Ela quer viver em uma Venezuela livre e nunca desistirá deste objetivo. Por isso, todos sabemos, e eu sei, que estará de volta à Venezuela muito em breve”, disse a jovem.

María Machado vive na clandestinidade desde 2024, quando foi vista pela última vez, e não conseguiu chegar a Oslo por estar em uma “situação de extremo perigo”. “Ela quer viver em uma Venezuela livre e nunca renunciará a esse propósito”, disse Ana Corina, ao receber o prêmio pela mãe.

Na cerimônia, estavam presentes a mãe de María Corina, Corina Parisca, as três irmãs dela e outros dois filhos da laureada. Por meio de Ana Corina, María recebeu a medalha de ouro e diploma do prêmio de 1,2 milhão de dólares (R$ 6,54 milhões, na cotação atual).

O Nobel da Paz será entregue em Oslo, já os de Literatura, Medicina, Física, Química e Economia serão entregues em Estocolmo, na Suécia.

*Com AFP

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...