A filha de
María Corina Machado, Ana Corina Sosa Machado, recebeu o prêmio Nobel da Paz em nome da mãe, opositora venezuelana que foi laureada em outubro, nesta quarta-feira (10). A cerimônia foi realizada em Oslo, na Noruega.
María Corina lamentou
não conseguir chegar a tempo do evento e disse estar “muito triste” em uma ligação com o presidente do Comitê Norueguês do Nobel, Jørgen Watne Frydnes.
“Muitas pessoas arriscaram a vida para que eu consiga chegar em Oslo”, disse.
Ana Corina afirmou, durante a cerimônia de entrega do prêmio, que ela retornará “muito em breve” à Venezuela.
“Ela quer viver em uma Venezuela livre e nunca desistirá deste objetivo. Por isso, todos sabemos, e eu sei, que estará de volta à Venezuela muito em breve”, disse a jovem.
María Machado vive na clandestinidade desde 2024, quando foi vista pela última vez, e não conseguiu chegar a Oslo por estar em uma “situação de extremo perigo”. “Ela quer viver em uma Venezuela livre e nunca renunciará a esse propósito”, disse Ana Corina, ao receber o prêmio pela mãe.
Na cerimônia, estavam presentes a mãe de
María Corina, Corina Parisca, as três irmãs dela e outros dois filhos da laureada. Por meio de Ana Corina, María recebeu a medalha de ouro e diploma do prêmio de 1,2 milhão de dólares (R$ 6,54 milhões, na cotação atual).
O Nobel da Paz será entregue em Oslo, já os de
Literatura,
Medicina,
Física,
Química e
Economia serão entregues em Estocolmo, na Suécia.
*Com AFP