O Comando Sul dos Estados Unidos anunciou um novo ataque a uma embarcação no Pacífico Oriental nesta quarta-feira (17), que resultou na morte de quatro pessoas.
“Em 17 de dezembro, sob a direção do secretário de Defesa Pete Hegseth, da Força-Tarefa Conjunta Southern Spear, realizou um ataque cinético letal contra uma embarcação operada por uma Organização Terrorista Designada em águas internacionais. Informações de inteligência confirmaram que a embarcação estava navegando ao longo de uma rota conhecida”, disseram militares em uma publicação no X.
A ofensiva ocorreu pouco antes do discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à nação, no qual era esperado que ele abordasse a tensão com a Venezuela.
Tensão entre os países
Desde o início de setembro, Washington tem enviado aeronaves, veículos, milhares de soldados e um grupo de ataque de porta-aviões das Forças Armadas para o Caribe, sob a
As operações incluem diversos ataques contra embarcações, tanto no Caribe quanto no Pacífico, que supostamente transportariam drogas. Até o momento, mais de 20 ofensivas foram registradas, resultando na morte de mais de 80 pessoas. As ações, no entanto, têm sido alvo de questionamentos quanto à legalidade, especialmente por ocorrerem em águas internacionais.
Além dos ataques contra embarcações, os
* Informações com CNN Brasil