O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (17) ter oferecido ao seu homólogo dos Estados Unidos, Donald Trump, que o Brasil seja um mediador para resolver a
“Eu quero que o Brasil tenha uma política de paz, porque este continente é um continente de paz. Aqui nós não temos armas nucleares, aqui nós não temos há 200 anos o hábito da guerra. E é por isso que eu falei com o presidente Trump: o poder da palavra pode valer mais do que o poder da arma. Custa menos e demora menos se a gente tiver disposição de fazer. Eu disse ao Trump: ‘se você tiver interesse de conversar com a Venezuela corretamente, nós temos como contribuir.’ Agora, é preciso ter vontade de conversar, é preciso ter paciência”, afirmou o petista.
A declaração foi dada durante a última reunião ministerial do ano, na Residência Oficial da Granja do Torto, em Brasília.
Lula comentou ainda sua preocupação de que as decisões dos Estados Unidos interfiram na estabilidade da América Latina.
“Estou preocupado com a América Latina. Estou preocupado com as atitudes do presidente Trump com relação à América Latina, com as ameaças. Nós vamos ter que ficar muito atentos com essa questão”, alertou.