O governo de Donald Trump está ‘caminhando para uma paralisação, disse o vice-presidente dos Estados Unidos, J.D Vance, nesta terça-feira (30). A parada deve ocorrer devido à
“Acho que estamos caminhando para uma paralisação”, disse Vance após uma reunião na Casa Branca.
O financiamento deve ser aprovado até meia-noite desta quarta-feira (1º). Caso contrário, vários serviços públicos serão paralisados até que um novo orçamento seja feito.
A votação da medida será realizada na noite desta terça-feira (30), porém, o presidente republicano precisa de apoio de sete senadores democratas para aprovar o orçamento.
Trump chegou a se reunir nesta segunda-feira (29) com membros do partido de oposição na Casa Branca, mas não conseguiu chegar a um acordo com eles. Os dois lados deixaram a reunião culpando um ao outro caso o financiamento não seja aprovado.
Os democratas dizem que só aprovarão o financiamento caso programas de benefício à saúde sejam prorrogados. Já os republicanos dizem que saúde e financiamentos do governo devem ser tratados separadamente.
Trump tem reunião ‘incomum’ com comandantes do Exército dos EUA Hamas analisa proposta de Trump para encerrar conflito em Gaza, diz fonte YouTube pagará valor milionário a Trump para pôr fim a processo
‘Shutdown’
Conhecido como “shutdown”, a paralisação é uma preocupação séria do governo Trump. Sem a aprovação da nova peça orçamentária, milhares de funcionários poderão ser dispensados, e diversos serviços podem ser interrompidos.
A oposição quer usar a paralisação para recuperar parte dos recursos que foram bloqueados por Trump, e manter os subsídios de saúde que expiram no final do ano. O valor é de cerca de US$ 1,7 trilhão em gastos discricionários, cerca de um quarto do orçamento total de US$ 7 trilhões.