Copa, mudanças climáticas e Gaza: cinco temas para ficar de olho em 2026

Da Copa do Mundo às tensões no Oriente Médio, confira cinco assuntos que devem ganhar destaque em 2026

Nesta vista aérea, pessoas caminham em meio à destruição na Cidade de Gaza, no norte da Faixa de Gaza, em 11 de outubro de 2025, um dia após a entrada em vigor de um cessar-fogo.

O ano de 2026 deve ser marcado por uma série de acontecimentos políticos, econômicos e sociais no Brasil e no mundo. Eleições em Israel, mudanças econômicas, eventos climáticos e a Copa 2026 estão entre os temas que devem ganhar destaque e influenciar a agenda pública ao longo do ano.

1- Volta de astronautas à Lua

A Nasa prevê lançar até abril de 2026 a missão Artemis 2, após sucessivos adiamentos. A etapa é considerada fundamental antes do retorno de astronautas ao solo lunar, objetivo que o governo dos Estados Unidos quer alcançar até 2030, mesmo prazo estabelecido pela China.

Outros países também avançam no setor espacial. A China deve enviar a sonda Chang’e 7 ao polo sul lunar e segue testando sua nave tripulada Mengzhou. Já a Índia planeja colocar um astronauta na órbita da Lua em 2027, por conta própria.

2- Copa do Mundo em três países

A Copa do Mundo de 2026 será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá, com formato ampliado:
  • 48 seleções,
  • 104 jogos,
  • disputados em 16 estádios, sendo 11 nos EUA.

O torneio terá cerca de seis semanas de duração, entre 11 de junho e 19 de julho. No cenário esportivo, Brasil, Argentina e as principais seleções europeias surgem como favoritas.

Tensão política: Irã vai boicotar sorteio da Copa do Mundo nos Estados Unidos

2- Gaza e eleições em Israel

Após uma trégua frágil entre Israel e Hamas, o Oriente Médio entra em 2026 com incertezas. O plano de paz americano ainda deixa em aberto temas como:

  • retirada das tropas israelenses
  • reconstrução da Faixa de Gaza,
  • futura administração do território.

Israel deve realizar eleições até novembro de 2026. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, de 76 anos, pretende disputar novamente. Com apoio político frágil, especialistas apontam que ele pode recorrer a ações militares para fortalecer sua base.

Enquanto isso, cresce a expectativa sobre possível aproximação diplomática entre Israel e Arábia Saudita.

Papamóvel usado pelo Papa Francisco é transformado em clínica para crianças de Gaza

4- Eleições de meio de mandato nos Estados Unidos

Depois do retorno de Donald Trump à Casa Branca em 2025, os EUA terão em novembro de 2026 eleições de meio de mandato, que renovarão:

  • 36 governos estaduais
  • 435 cadeiras da Câmara,
  • 35 vagas do Senado.

Os republicanos tentam manter a maioria no Congresso, enquanto os democratas buscam recuperar espaço. O resultado determinará o ritmo de governo do Trump no restante de seu mandato.

A economia e o custo de vida devem dominar o debate público.

5- Clima: pressão global por ações mais fortes

O ano de 2026 deve manter a tendência de temperaturas recordes. O Met Office, do Reino Unido, estima 80% de chance de o recorde histórico de 2024 ser superado até 2029.

Após a COP30, em Belém, especialistas esperam que a diplomacia climática ganhe novo fôlego. Em abril, a Colômbia sediará a primeira conferência internacional para abandonar combustíveis fósseis, e o tema deve dominar a agenda até a COP31, marcada para novembro de 2026 na Turquia.

Analistas também observam o engajamento crescente da geração Z em movimentos ambientais, que pode se intensificar no próximo ano.

(Sob supervisão de Aline Campolina)

*Com agência AFP

Leia também

Izabella Gomes é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária na Itatiaia. Atua como repórter no jornalismo digital, com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...