Trump sinaliza ofensiva terrestre contra cartéis da Venezuela

Presidente dos Estados Unidos fez a declaração durante reunião virtual com integrantes das Forças Armadas

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (27) que o país deve adotar “muito em breve” novas ações por terra para deter cartéis de drogas que atuam na Venezuela. A declaração ocorreu durante uma reunião virtual com integrantes das Forças Armadas dos EUA no feriado de Ação de Graças.

“Vocês provavelmente perceberam que as pessoas não estão querendo fazer entregas pelo mar, e também começaremos a detê-los por terra”, disse Trump. “A parte terrestre é mais fácil, mas isso vai começar muito em breve.”

O presidente acrescentou que Washington já havia alertado os grupos criminosos para que deixassem de enviar “veneno” aos Estados Unidos. A Venezuela ainda não se manifestou sobre a declaração de Trump.

Clima tenso

Nos últimos meses, os Estados Unidos reforçaram a presença militar próximo ao território venezuelano. Operações no Caribe e no Pacífico têm mirado embarcações suspeitas de tráfico de drogas. A mobilização inclui o grupo de ataque do USS Gerald R. Ford, considerado o maior porta-aviões do mundo, além de navios de guerra, caças F-35 e um submarino nuclear.

Enquanto o governo americano afirma que o objetivo é combater o tráfico, o regime de Nicolás Maduro acusa Washington de tentar promover uma mudança de governo no país. Apesar do aumento da pressão militar, tanto Trump quanto Maduro indicaram nos últimos dias estar abertos a possíveis negociações.

* Informações com CNN

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...