A China lançará, nesta sexta-feira (31), a missão tripulada Shenzhou-21 que incluirá o astronauta mais jovem já enviado pelo país ao espaço. A equipe também levará quatro ratos — dois machos e duas fêmeas — para a realização dos primeiros experimentos chineses com roedores em órbita.
O lançamento está previsto para as 22h44 no horário local (12h44 em Brasília), a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no Noroeste do país, informou Zhang Jingbo, porta-voz da Agência Espacial Tripulada da China (AETEC).
A nova tripulação da estação espacial Tiangong será comandada pelo piloto veterano Zhang Lu, que participou da missão Shenzhou-15, em 2022. Ele será acompanhado pelo especialista de carga Zhang Hongzhang e pelo engenheiro de voo Wu Fei, que fará o primeiro voo espacial.
Wu, de 32 anos, se tornará o astronauta mais jovem da história da China a participar de uma missão espacial, segundo as autoridades.
A estação Tiangong, ocupada por equipes de três astronautas em sistema de revezamento a cada seis meses, é considerada o principal símbolo do programa espacial chinês, com o qual o país busca se equiparar a páises como Estados Unidos e Rússia.
Pequim planeja enviar uma missão tripulada à Lua até 2030 e construir uma base na superfície lunar. Segundo a AETEC, uma série de “testes cruciais” será realizada nos próximos anos como parte dessa preparação.
Com agências
(Sob supervisão de Alex Araújo)
 
                 
 
 
 
