Ouvindo...

Operação deixa 119 mortos no Rio: príncipe William mantém visita à cidade

Tabloides britânicos repercutiram vinda do príncipe ao Brasil depois da megaoperação policial no RJ: ‘Banho de sangue’

Príncipe William participa de dois compromissos no Rio de Janeiro no início do próximo mês

O príncipe William manteve compromisso marcado no Brasil mesmo depois da megaoperação policial que deixou 119 mortos no Rio de Janeiro nessa terça-feira (28). Ele deve passar pela cidade no início de novembro para a cerimônia de premiação do Earthshot Prize, prêmio criado pelo próprio monarca para homenagear contribuições ao ambientalismo.

Os tabloides ingleses repercutiram nesta quarta-feira (29) a passagem do sucessor do Rei Charles III pelo Brasil. Os jornais caracterizam a operação como “derramamento de sangue”, “‘limpeza’ sangrenta” e “pior dia de violência do Rio”.

O jornal The Sun, destacou que “o conflito deixou corpos espalhados por todas as ruas” e lembrou que o príncipe tem compromissos marcados na cidade. “Os confrontos ocorreram poucos dias antes de o Rio de Janeiro sediar a Cúpula Mundial de Prefeitos C40 e o Prêmio Earthshot do Príncipe William”, diz a reportagem.

Leia também

Já o The Guardian reforçou que trata-se da operação policial “mais mortal da história do Rio”, mas não mencionou a vinda do monarca ao Brasil. O Daily Mail começa a reportagem reforçando que “Dezenas de corpos foram encontrados estendidos nas ruas de uma favela brasileira após a polícia ter matado centenas de pessoas em uma operação contra uma gangue, poucos dias antes da visita do Príncipe William ao país”.

O tabloide ainda relacionou a data escolhida para a operação com os eventos internacionais que vão acontecer no Rio de Janeiro. “surgiram especulações de que a operação policial pode ter sido planejada como um aviso aos membros de gangues antes de dois importantes eventos internacionais que serão realizados na cidade na próxima semana: o encontro global C40 de prefeitos que discutem as mudanças climáticas e a entrega do Prêmio Earthshot do Príncipe William”.

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.