Trump anuncia retomada ‘imediata’ de testes nucleares nos Estados Unidos

Decisão ocorre após Putin divulgar teste bem-sucedido de drone submarino com capacidade nuclear

Decisão ocorre após Putin divulgar teste bem-sucedido de drone submarino com capacidade nuclear

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que ordenou a retomada “imediata” dos testes de armas nucleares no país. A decisão foi divulgada em meio a uma nova escalada na disputa militar com a Rússia.

O anúncio feito nessa quarta-feira (29), veio horas depois de o presidente russo, Vladimir Putin, afirmar que Moscou havia testado com sucesso um drone submarino de propulsão e capacidade nuclear, além de um míssil de cruzeiro Burevestnik, de “alcance ilimitado”.

“Por causa dos programas de testes de outros países, instrui o Departamento da Guerra a iniciar testes com nossas armas nucleares em igualdade de condições”, publicou Trump em sua conta na plataforma Truth Social.

EUA prometem ‘máxima pressão’ para impedir que o Irã fabrique uma arma nuclear

Trump afirmou ainda que os Estados Unidos possuem o maior arsenal nuclear do mundo e destacou seus esforços para “atualizar e renovar completamente” as armas existentes. Segundo ele, “a Rússia está em segundo lugar e a China está muito atrás, mas vai se igualar em cinco anos”.

Putin havia anunciado em 2018 o desenvolvimento de novas armas ultramodernas pelo Exército russo, entre elas os drones Poseidon e os mísseis Burevestnik, apresentados como capazes de driblar praticamente todos os sistemas de interceptação americanos.

Com agências
(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Izabella Gomes se graduou em Jornalismo na PUC Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias de Educação e Saúde.

Ouvindo...