Itatiaia

Chef italiano é demitido após se negar a colocar abacaxi em pizza: 'Insulto à cultura'

Profissional trabalhava em restaurante na Austrália e se recusou a usar a fruta em pizzas três vezes em quatro anos; decisão da Justiça também citou problemas de conduta na cozinha

Por
Chef Davide Tamburella argumentou que uso do ingrediente na pizza é ofensivo à cultura italiana
Chef Davide Tamburella argumentou que uso do ingrediente na pizza é ofensivo à cultura italiana • Imagem ilustrativa / Canva

Um chef italiano, identificado como Davide Tamburella, foi demitdo do restaurante em que trabalhava em Brisbane, na Austrália, após se recusar a colocar abacaxi em uma pizza. Para o profissional, o pedido foi um "insulto à sua cultura".

O caso veio à tona depois de Tamburella recorrer à Comissão de Trabalho Justo da Austrália, alegando ter sido dispensado injustamente. Ele foi demitido em maio deste ano, aproximadamente duas semanas depois de uma reunião com a direção do estabelecimento.

Uma decisão da comissão, divulgada na terça-feira (3), indica que havia uma série de reclamações sobre o comportamento do chef, sendo a recusa em usar abacaxi em pizzas apenas uma delas — não sendo, ainda, a primeira vez em que ele se recusou a usar a fruta.

Em depoimento, Tamburella reconheceu que aquela era a terceira vez, em quatro anos, que se recusava a usar o abacaxi em uma pizza. Mas, argumentou que orientações da direção não precisavam ser cumpridas quando fossem ofensivas à sua cultura.

Em um dos episódios, o chef chegou a pedir para que a administração do restaurante entendesse a importância "para os italianos não colocar abacaxi em uma pizza".

Outras denúncias feitas pela direção do estabelecimento contra Tamburella apontam problemas relacionados ao uso de palavrões, à forma de comunicação do profissional e ao aumento das situações de frustração no ambiente de trabalho.

O chef tentou contestar a dispensa na Comissão de Trabalho Justo, mas perdeu a ação por ter apresentado o pedido fora do prazo. Posteriormente, o restaurante onde ele trabalhava foi fechado.

Pizza com ou sem abacaxi?

A polêmica sobre colocar abacaxi na pizza, popularmente conhecida como "Pizza Havaiana" é uma das maiorias discussões gastronômicas da cultura pop e gira em torno de preferências de paladar, tradição cultural e contraste de sabores.

Apesar do nome "Havaiana", a receita foi criada em 1962 no Canadá pelo imigrante grego Sam Panopoulos. Ele decidiu experimentar colocar abacaxi de conserva em uma pizza no seu restaurante para ver como os clientes reagiriam, batizando a receita com o nome da marca do abacaxi em lata que usou.

O debate tomou proporções globais a ponto de personalidades públicas entrarem na brincadeira. Em 2017, o presidente da Islândia, Guðni Th. Jóhannesson, brincou em uma palestra que baniria o abacaxi da pizza no país se pudesse passar uma lei para isso.

O primeiro-ministro do Canadá na época, Justin Trudeau, saiu em defesa da iguaria canadense nas redes sociais.

Por

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.

Tópicos
 

 

Belo Horizonte