Ouvindo...

Rússia diz que cessar-fogo só será possível se Ucrânia retirar tropas de regiões anexadas

A informação, publicada por agências russas, foi divulgada em memorando transmitido nesta segunda-feira (2) a Kiev

Ucrânia clama por armas para combater a Rússia na guerra

Antes de qualquer cessar-fogo total, a Rússia quer que a Ucrânia retire suas tropas das quatro regiões administrativas (oblasts) do país que Moscou reivindica como anexados. A informação, publicada por agências russas, foi divulgada em memorando transmitido nesta segunda-feira (2) a Kiev.

Conforme o documento, Moscou quer a “retirada total” das tropas dos oblasts parcialmente ocupados de Donetsk e Luhansk, no Leste do país, e de Zaporizhzhia e Kherson, no Sul, antes da implementação de um “cessar-fogo de 30 dias”.

Leia também

O memorando, que também define as exigências russas para o fim do conflito na Ucrânia, prevê o “reconhecimento jurídico internacional” desses oblasts e da península da Crimeia, anexada em 2014, como territórios russos.

O texto ainda exige o levantamento das sanções econômicas que atingem a Rússia e que a Ucrânia renuncie à perspectiva de reparações russas.

Por fim, o memorando pede que a Ucrânia desista de aderir a alianças militares e que o exército ucraniano também seja limitado em tamanho e escopo.

Essas exigências foram rejeitadas pela Ucrânia diversas vezes no passado. (Com informações de AFP)

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.