No dia 25 de maio de 2020, acontecia a morte de George Floyd, em uma abordagem policial truculenta nos Estados Unidos. O fato, registrado em vídeo, gerou revolta e causou uma onda de protestos em apoio ao movimento ‘Black Lives Matter’.
Após cinco anos do ocorrido, familiares de George Floyd, o reverendo Al Sharpton e o advogado de direitos civis Ben Crump se reuniram na cidade de Pearland, no Texas, para homenageá-lo.
“Queremos que George Floyd seja lembrado como aquele que mudou a polícia para o resto da história desse país”, disse o reverendo, segundo a agência de notícias Reuters.
“Não vamos desistir, vamos continuar lutando”, disse o irmão de George, Philonise Floyd.
‘Não consigo respirar': homem negro morre após ser abordado e algemado por policiais nos EUA; veja vídeo Mortes de George Floyd e Genivaldo de Jesus: repercussão no movimento negro nos EUA e no Brasil Policial envolvido na morte de George Floyd deixa a prisão nos EUA
Relembre
George Floyd foi assassinado pelo policial branco Derek Chauvin, em Minneapolis, durante uma abordagem policial truculenta.
Floyd morreu asfixiado após o policial pressionar o joelho contra o pescoço dele durante nove minutos, numa tentativa de imobilizá-lo. O homem implorou por ajuda, dizendo que não conseguia respirar, mas foi ignorado.
Na época, no início da pandemia de covid-19, várias pessoas foram às ruas em protestos nos Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, França, Austrália, entre outros.