Um vídeo de um homem negro que morreu após ser detido por policiais na cidade de Canton, Ohio, nos Estados Unidos, viralizou em diversos portais internacionais nesta sexta-feira (26). Nas imagens, é possível ouvir Frank Tyson, de 53 anos, dizer por várias vezes: “Eu não consigo respirar”, enquanto um agente apoia o joelho em seu pescoço.
O caso aconteceu na quinta-feira (18), mas só veio a público nessa quinta-feira (25), quando as imagens da câmera de um dos policiais envolvidos na ação, foram divulgas.
Vale lembrar, que está
Na época, a frase em “I can’t breathe” - em porquês (eu não consigo respirar) - se tornou slogan de um dos movimentos que protestaram contra os abusos policiais contra a população negra, como o
Nas imagens, é possível ouvir Frank Tyson, de 53 anos, dizer por várias vezes: “Eu não consigo respirar”, enquanto um agente apoia o joelho em seu pescoço.
Em determinado momento do vídeo, é possível ver Tyson dizendo: “Eles estão tentando me matar”, mais de uma vez, assim que os policiais entram no bar. E logo depois, ele diz, “Eu não consigo respirar” assim que é imobilizado e colocado no chão, enquanto um policial coloca as algemas em seu pulso e outro pressiona o joelho contra a sua coluna.
Os policiais disseram a Tyson que ele estava bem, para se acalmar e parar de brigar enquanto estava de bruços com as pernas cruzadas no chão.
Cinco minutos depois que a filmagem da câmera corporal gravou Tyson dizendo “Não consigo respirar”, um policial perguntou a outro se Tyson havia se acalmado. Logo depois, Tyson não se mexe quando um policial pede para que ele levante e tenta virá-lo.
Minutos depois, um policial disse que os médicos precisavam “intensificar” porque Tyson não estava respondendo e o policial não tinha certeza se conseguia sentir o pulso. De acordo com o portal de notícias, ABCNews, os policiais chegaram a fazer massagem cardíaca e Tyson foi levado ao hospital, mas não resistiu e foi declarado morto menos de uma hora após dar entrada na emergência.
Minutos depois, um policial disse que os médicos precisavam “intensificar” porque Tyson não estava respondendo.
O investigador-chefe Harry Campbell, do Gabinete do Legista do Condado de Stark, disse que uma autópsia foi realizada no início da semana e, que o corpo de Tyson foi liberado.
O Gabinete de Investigação Criminal do Procurador-Geral de Ohio disse em comunicado que a investigação não determinará se a força foi justificada e que o promotor ou um grande júri decidirá se as acusações relacionadas ao uso da força são justificadas
Quem era Frank Tyson?
Frank Tyson tinha 53 anos e foi liberado da prisão estadual em 6 de abril, depois de cumprir 24 anos em um caso de sequestro e roubo, e foi quase imediatamente declarado violador da supervisão de controle pós-libertação por não ter se reportado a um oficial de liberdade condicional, de acordo com o Departamento de Reabilitação e Correção de Ohio.