Um empresário famoso do ramo da construção e uma equipe de construtores, designers e engenheiros se entregaram à polícia nesta sexta-feira (16) após serem acusados de negligência devido ao
A informação é da agência de notícias Associated Press. Premchai Karnasuta, presidente da Italian-Thai Development Co, a principal empreiteira da Tailândia, e outros 16 funcionários foram acusados de negligência que causou morte. O anúncio foi feito pelo chefe da polícia de Bangkok, Noppasin Poonsawat.
Todos os acusados negaram as acusações ao se entregarem nesta sexta (16). Devido ao colapso do prédio, 92 duas pessoas morreram e algumas continuam desaparecidas. O edifício, que se tornaria o Escritório de Auditoria do Estado, foi o único a desabar devido ao terremoto sentido em Bangkok.
Segundo Noppasin, evidências e depoimentos mostravam que o plano de construção não atendia aos padrões e códigos necessários. Além disso, o projeto tinha ‘falhas estruturais no poço do elevador e concreto e aço de baixa qualidade’, de acordo com o Bangkok Post.
Desde que o prédio desabou, a mídia tailandesa aponta irregularidades na construção, incluindo documentação irregular.
Um dos 17 acusados é Zhang Chuanlig, executivo chinês preso em abril por violar a lei comercial da Tailândia.
Os 17 acusados de negligência tiveram seus mandados de prisão expedidos na quinta-feira (15). Noppasin havia afirmado que 15 se entregaram na quinta, enquanto o restante deveria se entregar até sexta.
O terremoto
No dia 28 de março, um terremoto de magnitude 7,7 na Escala Richter atingiu o
O terremoto ocorreu a 16 km do noroeste da cidade de Sagaing, por volta das 12h50 do horário local.
O prédio desabou com o impacto do
Over 40 construction workers are reported missing, following the collapse of an under construction high-rise building in the Thai capital of Bangkok, as a result of today’s 7.7 magnitude earthquake in Myanmar. pic.twitter.com/ydkbxExorf
— OSINTdefender (@sentdefender) March 28, 2025