Ouvindo...

Número de mortos por terremoto em Mianmar passa dos 2.700; veja atualizações

Tremor, de magnitude 7,7, atingiu o país asiático na última sexta-feira (28) e também foi fortemente sentido na Tailândia e na China

O número de mortos devido ao terremoto que atingiu Mianmar na última sexta-feira (28) passou dos 2.700 e mais de 4,500 ficaram feridas, segundo a mídia chinesa. O tremor de 7,7 foi um dos mais fortes que atingiu a cidade e que pode ser sentido na China e também na Tailândia. Em algumas cidades prédio desabaram e alguns arranha-céus deixaram rastros de destruição.

Neste terça-feira (1), o governo de Mianmar pediu à população que parasse às 12:51:02, precisamente quatro dias após o país ter sido atingido pelo terremoto, e disse que a mídia deveria interromper a transmissão e exibir símbolos de luto, enquanto orações seriam oferecidas em templos. Ele declarou um período de luto de uma semana.

Mandalay, a segunda maior cidade de Mianmar com cerca de 1,7 milhão de pessoas, sofreu algumas das piores destruições. Equipes de resgate locais e internacionais têm trabalhado nos locais para vasculhar as ruínas, mesmo depois que a janela crítica de 72 horas já passou. Até essa segunda-feira (31), 403 pessoas foram resgatadas e 259 corpos foram recuperados em Mandalay, disseram autoridades locais.

Pelo menos 19 pessoas morreram na Tailândia e os governos da França e da China afirmaram também nesta segunda que há cidadãos de seus países entre os mortos.

De acordo com a CGTN em Mandalay, as ruínas do Palácio de Mandalay também sofreram colapsos, enquanto a icônica Ponte U Bein, a maior ponte de madeira do mundo, está fechada devido a danos estruturais. Este fechamento afeta tanto o turismo quanto os moradores locais que dependem da ponte para viagens diárias. As autoridades estão trabalhando para avaliar o escopo total dos danos e as operações de resgate nas áreas afetadas continuam.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Leia mais