Ouvindo...

Conheça Fu Zai, o cão da raça corgi que se tornou parte da polícia na China

Apesar de ser um cão que obedece muito bem às ordens dadas a si, mantê-lo ‘nos trilhos’ não é uma tarefa fácil

Fu Zai, cão policial da China

Normalmente, quando se pensa em um cão policial, a primeira imagem que vem à cabeça é um cachorro grande, de uma raça que é considerada firme e até brava. Porém, na China, a polícia fez diferente: Fu Zai, um pequeno corgi, conquistou a todos com seu carisma desde que começou o cargo de cão farejador da polícia no ano passado.

Segundo o The New York Times, o cão, cuja raça é conhecida por ser a favorita de Elizabeth II, era apenas um filhote quando um adestrador viu o potencial dele e o recrutou para o Departamento de Segurança Pública de Weifang, na China.

Apesar de ser um cão que obedece muito bem às ordens dadas a si, mantê-lo ‘nos trilhos’ não é uma tarefa fácil. Recentemente, ele foi flagrado pegando um pedaço de salsicha da mão de uma criança. Desde então, ele é treinado para resistir mais à comida.

Os vídeos do cão viralizaram no Douyin, o TikTok chinês.

Segundo o especialista Leonardo Palácio, dono de uma escola de adestramento de cães, os corgis são desafiadores porque se distraem facilmente e têm um forte instinto de caça.

Leia também

Geralmente, corgis são escolhidos para trabalhar na condução de gado em fazendas. O trabalho na polícia é incomum. Mas Fu Zai foi escolhido por sua rapidez e por seu interesse em comida, que poderia representar que o cão tem forte impulso para trabalhar em troca de alimento.

As pernas curtas do cão, que antes eram vistas como desvantagem, se tornaram uma grande vantagem, já que ele consegue executar tarefas que outros cães maiores não conseguem.

Fu Zai significa ‘Garotinho de Sorte’. Desde que foi contratado, ele tem viralizado na rede social chinesa e acumula mais de 400 mil seguidores.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.