Ouvindo...

Papa Leão X, xará de Leão XIV, foi quem excomungou Martinho Lutero da Igreja

Relembre a história por trás da Reforma Protestante

Papa Leão X, xará de Leão XIV, foi quem excomungou Martinho Lutero da Igreja

Em 1521, o papa Leão X foi quem emitiu a bula papal que determinou a excomunhão do monge alemão Martinho Lutero.

Leão X era acusado de farra e sodomia. A ele é atribuída a frase: “Já que Deus nos deu o papado, vamos aproveitar!”.

Insatisfeito com o caminho que seguia a Igreja Católica, Lutero começou a disseminar suas ideias contra erros e abusos vistos na conduta das lideranças da religião.

Em 1517, quanto tinha 33 anos, o monge alemão divulgou um tratado de 95 teses sobre a chamada venda de indulgências, que eram doações de dinheiro para garantir o perdão de pecados.

Leia também

O texto circulou por toda a Europa e incomodou as lideranças da Igreja, que exigiram explicações de Lutero.

Foi pedido para o monge alemão negar as suas ideias em 2021. Ele se recusou, fugiu e foi excomungado por Leão X.

Após a expulsão da religião, Lutero continuou disseminando suas ideias de reforma. Entre as suas principais ações estão a tradução da Bíblia para o alemão. A Igreja proibia que o livro sagrado fosse escrito em outras línguas para além do Latim.

Após as reformas promovidas por Lutero e outras figuras como João Calvino e Ulrico Zwinglio, as religiões protestantes dominaram o norte da Europa Ocidental.

Cardeal Robert Prevost é eleito papa Leão XIV

Nessa quinta-feira (8), após um dia de conclave, a fumaça branca anunciou, às 13h08 no horário de Brasília, que os 133 cardeais chegaram a uma decisão para a escolha do sucesso do papa Francisco.

O cardeal americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi o eleito e escolheu o nome de papa Leão XIV.

O novo pontífice tem posicionamentos alinhados ao seu antecessor, papa Francisco, de quem foi um dos cardeais mais próximos. Ele é visto como um reformista que tem afinidade com as aberturas implementadas nos últimos anos.

Leão XIV celebra a sua primeira missa como papa nesta sexta-feira (9), que será realizada com os cardeais na Capela Sistina.

No domingo (11), recitará a oração do Regina Coeli na Sacada Central da Basílica de São Pedro. Na segunda-feira (12), o pontífice se reunirá com a imprensa.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.