Ouvindo...

Robert Francis Prevost, o Leão 14, tem opiniões parecidas com o papa Francisco?

Religioso nascido nos Estados Unidos teve grande atuação em entidades da América latina, principalmente no Peru

Robert Francis Prevost, de 69 anos, cardeal americano, foi eleito o 267° Papa

Robert Francis Prevost, de 69 anos, cardeal americano, foi eleito o 267° papa na tarde desta quinta-feira (8). O nome escolhido pelo cardeal ao assumir o cargo de pontífice é Leão 14, e o religioso pertence à escola Agostiniana.

Nascido em 14 de setembro do 1955 em Chicago, o novo papa atuou por muito tempo no Peru e tem opiniões próximas às do Papa Francisco. Antes de ser eleito pontífice, Leão 14, ocupava o cargo de Presidente da Comissão Pontifical da América Latina. Ele também foi nomeado em 2023 pelo Papa Francisco ao cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos, no qual ele era responsável pela seleção dos bispos.

Prevost foi elevado ao posto de cardeal em 30 de setembro de 2023.

Trajetória

Depois de sua ordenação sacerdotal em 1982, Prevost se uniu à missão agostiniana no Peru em 1985 e serviu como chanceler da Prélature Territorial de Chulucanas de 1985 a 1986.

Passou os anos de 1987 a 1988 nos Estados Unidos como pároco vocacional e diretor de missões da província agostiniana de Chicago, antes de voltar ao Peru, onde passou os dez anos seguintes dirigindo o seminário agostiniano de Trujillo e ensinando direito canônico no seminário diocesano, onde também foi prefeito de estudos.

Em 1999, retornou a Chicago e foi eleito prior provincial da província “Mãe do Bom Conselho” na arquidiocese. Dois anos e meio depois, foi eleito prior geral dos Agostinianos e cumpriu dois mandatos até 2013.

Em 2014, retornou ao Peru quando o Papa Francisco o nomeou administrador apostólico da diocese de Chiclayo. Foi elevado a bispo de Chiclayo em 2015. Enquanto esteve lá, ele também atuou como vice-presidente e membro do conselho permanente da Conferência Episcopal Peruana de 2018 a 2023.

Em 2020 e 2021, Prevost atuou como administrador apostólico de Callao, Peru.

Leia também

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento