Ouvindo...

Ucrânia cede a pressão e assina acordo que libera EUA a explorar seus recursos naturais

A negociação era uma exigência de Donald Trump após o apoio americano durante a guerra contra a Rússia

Ucrânia cede a pressão e assina acordo que libera EUA a explorar seus recursos naturais

Os Estados Unidos e a Ucrânia assinaram nesta quarta-feira (30), em Washington, um acordo que estabelece um fundo de investimento para a reconstrução do país devastado pela guerra e concede à administração do presidente Donald Trump acesso aos recursos naturais ucranianos.

Após árduas negociações, a Ucrânia afirma ter garantido seus interesses, incluindo a plena soberania sobre suas próprias terras raras, vitais para as novas tecnologias e em grande parte ainda não exploradas.

Leia também

Trump havia exigido os direitos sobre a riqueza mineral da Ucrânia como compensação pelos bilhões de dólares em armas americanas enviadas durante o mandato do ex-presidente democrata Joe Biden, após a invasão russa ocorrida há pouco mais de três anos.

Paralelamente a esse acordo, estão em andamento múltiplas negociações diplomáticas em busca de uma saída para o conflito bélico.

Ao anunciar a assinatura do acordo em Washington, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que ele demonstra “o compromisso de ambas as partes com a paz e a prosperidade” na Ucrânia.

* AFP

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.