Ouvindo...

Trump culpa Biden pela queda do PIB dos Estados Unidos

O PIB caiu 0,3% em ritmo anualizado no primeiro trimestre, depois de ter crescido 2,4% nos últimos três meses de 2024

Donald Trump, presidente dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, culpou, nesta quarta-feira (30), a gestão de seu antecessor, Joe Biden, pela queda no Produto Interno Bruto (PIB) do país norte-americano. “Nosso país vai prosperar, mas precisamos nos livrar do ‘peso morto’ de Biden”, declarou em sua plataforma, Truth Social.

O PIB caiu 0,3% em ritmo anualizado no primeiro trimestre, depois de ter crescido 2,4% nos últimos três meses de 2024, segundo estimativas do Departamento de Comércio dos Estados Unidos. Os analistas esperavam um crescimento do PIB de 0,4%, segundo a Briefing.com.

“A queda do PIB real no primeiro trimestre reflete um aumento das importações, uma desaceleração dos gastos dos consumidores e uma queda nos gastos públicos”, destacou o Departamento de Comércio.

Os números foram divulgados no 101º dia do segundo mandato de Trump à frente da Casa Branca. No período, o republicano anunciou várias rodadas de tarifas para aliados e rivais comerciais que geraram uma onda de incerteza global.

Leia também

Em março, Trump anunciou tarifas adicionais sobre produtos de seus principais parceiros comerciais a partir do início de abril, numa tentativa de renegociar seus acordos comerciais. Isso abalou os mercados financeiros, que apresentaram níveis de volatilidade não vistos desde a pandemia de Covid-19.

Após a forte queda dos mercados em abril, Trump anunciou uma pausa de 90 dias no aumento das tarifas para dezenas de países, com a intenção de permitir negociações. Para a maioria deles, manteve uma tarifa mínima de 10%.

Também, o republicano anunciou medidas específicas para setores como o do aço, alumínio, automotivo e autopeças não fabricadas nos Estados Unidos.

As novas tarifas americanas chegam a 145% para diversos produtos chineses, e Pequim respondeu com novas tarifas de 125% sobre importações provenientes dos Estados Unidos.

Mesmo assim, Trump culpou seu antecessor, o democrata Joe Biden, pelos dados negativos desta quarta-feira. “Só assumi em 20 de janeiro”, escreveu em sua rede Truth Social.

“As tarifas logo começarão a ser aplicadas, e as empresas estão começando a se mudar para os EUA em números recordes”, acrescentou. “Isso vai demorar um pouco, não tem nada a ver com tarifas, só nos deixaram com números ruins, mas quando o boom começar, será como nenhum outro. Tenham paciência!”, escreveu. (Com informações de AFP)

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.