Ouvindo...

Crianças americanas filhas de imigrantes, incluindo um com câncer raro, são deportadas dos EUA

Uma das mães foi deportada junto do filho de dois anos, enquanto a outra foi deportada com dois filhos, de quatro e sete anos

Imigrantes foram deportados dos Estados Unidos

Três crianças com cidadania americana, uma delas com câncer metastático, foram deportadas pelo governo estadunidense para Honduras com suas mães. A informação foi dada pelas defesas das famílias e organizações de defesa de direitos civis e da imigração.

Uma das mães foi deportada junto do filho de dois anos, enquanto a outra foi deportada com dois filhos, de quatro e sete anos. As crianças eram todas cidadãs dos Estados Unidos. Todos foram detidos quando as mulheres compareceram a reuniões de rotina com autoridades da Louisiana.

Defensores das famílias afirmaram que as deportações representam preocupações sobre a falta de devido processo legal, em meio à política anti-imigração do presidente Donald Trump. Em um processo judicial, o governo alega que a mãe do menino de dois anos pediu para que o filho fosse com ela. A defesa nega.

Leia também

Casos como esse têm acontecido com frequência nos Estados Unidos. Muitas vezes, as mães estão indocumentadas, mas as crianças são cidadãs norte-americanas e ainda assim são deportadas.

A agência de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE, na sigla em inglês) não comentou os casos.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.