A
A ponte terá um quilômetro de extensão e a previsão é que ela fique pronta em um ano e meio, conforme a agência de notícias russa Tass. A agência de notícias estatal da Coreia do Norte, KCNA, revelou que a obra tem o objetivo de fortalecer o intercâmbio e a cooperação bilateral.
“A construção da ponte rodoviária representa uma ocasião significativa para adicionar uma nova dinâmica ao desenvolvimento das relações amistosas entre os dois países, pois fornece uma garantia substancial para o estabelecimento e o reforço da importante infraestrutura para a cooperação econômica e bilateral, incluindo viagens de pessoas, turismo e circulação de mercadorias de forma multifacetada”, informou a agência.
Uma cerimônia de lançamento da pedra fundamental, feita para comemorar a construção da ponte, foi realizada simultaneamente nas cidades fronteiriças de Rasen, na Coreia do Norte, e Hassan, na Rússia, na quarta-feira (30). A celebração contou com a presença de autoridades dos dois países, além das duas bandeiras.
Durante o evento, o primeiro-ministro russo Mikhail Mishustin comemorou a obra, a qual chamou de “grande marco para as relações russo-coreanas”.
“Sua importância (a construção da ponte) vai muito além da engenharia. Simboliza nossa intenção comum de fortalecer relações amigáveis de vizinhança e impulsionar a cooperação transregional. Estamos criando uma base confiável para uma cooperação mais estreita entre nossos dois países, um caminho para um diálogo aberto e frutífero, para aproximar nossos povos, aumentar o número de viagens e encontros e descobrir a história e as tradições de cada um”, disse.
Em 2024, os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Coreia do Norte, Kim Jong Un, assinaram um tratado de parceria estratégica entre os dois países. Em abril deste ano, a
“Estou convencido de que a nova ponte se tornará um símbolo firme de paz e vizinhança entre a Rússia e a Coreia do Norte”, afirmou o premiê russo.