Chuvas e deslizamentos de terra no Nepal e na Índia deixaram mais de 70 pessoas mortas, e as operações de resgate continuam nesta segunda-feira (6).
Ao menos 46 pessoas morreram no Nepal e 28 na Índia devido às chuvas, segundo dados divulgados pelas autoridades locais. Dos 46 óbitos no Nepal, 37 foram causadas por deslizamentos de terra.
Vídeos publicados pela polícia nepalesa mostram o resgate das vítimas em meio à água da enchente, que cobrem as pernas de algumas pessoas. Veja, na íntegra, ao fim da matéria.
“Tivemos que caminhar longas distâncias pelas montanhas, usando cordas para atravessar os rios transbordados”, disse à AFP o policial Laxmi Bhandari.
“Agora que a chuva parou, podemos nos concentrar em fornecer suprimentos e resgatar os moradores”, acrescentou.
O número de mortos deve aumentar quando as equipes de resgate chegarem a lugares mais remotos, segundo as autoridades.
Eventos climáticos extremos como esse são comuns no sul da Ásia durante a temporada de monções, entre junho e setembro. Porém, as mudanças climáticas intensificaram os estragos, segundo especialistas.
Mais de 60 mortos na Índia e Nepal por deslizamentos de terra após fortes chuvas Esposa de ex-primeiro-ministro do Nepal é queimada viva durante protestos Bebê de 2 anos é a nova ‘deusa viva’ do Nepal
Veja o vídeo:
Vídeo: tempestade e deslizamento de terra deixam ao menos 70 mortos no Nepal e na Índia
— Itatiaia (@itatiaia) October 6, 2025
🎥Polícia do Nepal via Storyful pic.twitter.com/RX2UoInre6
*Com AFP