Ouvindo...

Pedras de granizo maiores que ovos e ventos de 150 km/h atingem Argentina e Uruguai

Imagens registradas por moradores mostram ventania, chuva e granizo gigante

Moradores registram pedras de granizo enormes em Córdoba, na Argentina

Cidades da Argentina e do Uruguai registraram vendavais, chuva intensa e queda de granizo nesse final de semana. Na cidade de Córdoba-AR, moradores fizeram imagens que mostram pedras de granizo maiores do que ovos. Em Bulnes, pedras de gelo do tamanho de uma bola de tênis caíram com violência, cobrindo ruas e pátios em poucos minutos. Além de Córdoba, a capital Buenos Aires e Santa Fé foram as cidades mais atingidas.

Na cidade de Olavarría, o vento destruiu estruturas montadas para uma festa rural. Moradores relataram que o temporal começou por volta das 19h de sábado (4), com rajadas intensas e chuva torrencial. Em poucos minutos, ruas ficaram alagadas e telhados foram arrancados pela força do vento.

O Instituto MetSul, que fez previsões para o Sul do Brasil, informou que em Loma Negra, localidade próxima a Olavarría, árvores caíram sobre um ginásio de basquete, danificando parte da estrutura. Outras áreas da cidade também registraram quedas de árvores, cortes de energia e inundações pontuais. No interior de Córdoba, a força do temporal surpreendeu pela dimensão do granizo. Em Bulnes, pedras de gelo do tamanho de uma bola de tênis caíram com violência, cobrindo ruas e pátios em poucos minutos.

Uruguai

Temporais fortes a severos também atingiram o Uruguai no final de semana, principalmente no litoral Oeste do país, perto da Argentina. Fortes tempestades com rajadas de vento violentas causaram danos em Paysandú, no Oeste, especialmente na área do Aeroporto de Chalkling. Uma estação do Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) em Paysandú registrou rajada de vento impressionante de 152 km/h.

Leia também

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.