Ouvindo...

Apagão: Três idosos morrem intoxicados após ligarem gerador de energia na Espanha

Equipamento foi ligado para abastecer o oxigênio que um deles usava; país ficou sem energia durante o dia todo na segunda-feira (28)

Apagão afetou, principalmente, Portugal e Espanha na segunda-feira (28)

Três idosos morreram na Espanha por intoxicação de monóxido de carbono após ligarem um gerador de energia durante o apagão da última segunda-feira (28). Os corpos foram encontrados pela polícia em um prédio na cidade de Taboadela.

Segundo as autoridades locais, o gerador estava sendo usado para alimentar o aparelho de oxigênio que uma das vítimas precisava usar. Uma “alta concentração de monóxido de carbono” foi encontrada no local.

Leia também

Espanha investiga apagão

O Tribunal Superior da Espanha anunciou, na terça-feira (29), que investigará se o apagão ocorrido na Europa foi causado por sabotagem ou ataque terrorista. O caso será investigado como crime de terrorismo caso a hipótese seja confirmada, segundo o juiz Jorge Calama. Ainda na segunda, o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, afirmou que nenhuma possibilidade será descartada.

Operadoras de energia da região afirmaram que um ‘ fenômeno atmosférico raro’, com oscilação brusca nas temperaturas na Espanha, foi o que causou a queda de energia.

O apagão causou caos em toda a Península Ibérica e em outras regiões Europeias, com prejuízos no trânsito, nas redes de telefonia e internet e também nos supermercados, com falta de alimentos. A energia foi reestabelecida em alguns locais no fim da noite desta segunda-feira (28), no horário de Brasília.

*Com informações de CNN Brasil

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.