Ouvindo...

Energia volta em Portugal após 10 horas de apagão: ‘foi algo incomum’, diz brasileiro

Luz voltou na cidade do Porto, no Norte do país, por volta das 21h do horário local (17h em Brasília); apagão causou transtornos em parte da Europa

Apagão afetou Espanha, Portugal e parte do Sul da França

A energia elétrica foi reestabelecida em Portugal horas depois de um apagão atingir parte da Europa nesta segunda-feira (28). À Itatiaia, o brasileiro Thiago Moura, de 37 anos, contou que a luz voltou por volta das 21h do horário local (17h do horário de Brasília), na cidade do Porto, no Norte do país.

    “Voltou por volta das 21h aqui. A gente estava sem energia desde às 11h30 da manhã e com muita dificuldade a acessar informações. Quem salvou a gente foram as pessoas que tinham rádio a pilha, o que não é habitual hoje em dia. Já sofri apagões quando morava em São Paulo, mas acho que aqui o susto foi maior porque não dava pra saber a origem”, comentou.

    Thiago trabalha em uma padaria na cidade que é uma das mais turísticas de Portugal. Ele diz que, por sorte, conseguiu comprar os insumos para a produção dos alimentos antes do apagão. Depois, ele conseguiu trabalhar normalmente, apesar dos transtornos em todo o país.

    Leia também

    “Eu trabalhei a tarde toda na padaria, mas deu para ver as pessoas fazendo fila nas ruas para sacar dinheiro e tentar fazer um estoque emergencial. O metrô parou, o sinal das operadoras de celular para e a maioria das lojas fecharam durante a tarde. Todo mundo foi afetado”, disse.

    “As ruas ficaram bem cheias porque as pessoas entraram na mentalidade de buscar garantir estoque de comida. Acho que todo mundo pensou que isso poderia durar mais de um dia, até porque foi algo incomum. Não tem histórico de apagões aqui”, disse, acrescentou.

    Apagão na Europa

    Nesta manhã, várias cidades de Portugal, Espanha, França, Itália e outros países europeus foram afetadas pelo apagão. Serviços de saúde, de transporte, de telefonia e outros foram prejudicados pelo ocorrido. Havia suspeita de ataque cibernético.

    Um “ fenômeno atmosférico raro” causou a falha na rede elétrica espanhola. Variações extremas de temperaturas no interior da Espanha causaram oscilações anormais nas linhas de alta tensão, afirmou a operadora de energia REN.

    Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.