O apagão “maciço” de energia que atingiu toda a Península Ibérica e parte do Sul da França nesta segunda-feira (28) afetou aeroportos e estações de trem em Portugal e na Espanha. Imagens obtidas a partir da plataforma de monitoramento de voos Flightradar24 demonstram a mudança no cenário do tráfego aéreo na região durante a queda de energia.
O apagão “maciço” de energia que atingiu toda a Península Ibérica e parte do Sul da França nesta segunda-feira (28) afetou aeroportos e estações de trem em Portugal e na Espanha
— Itatiaia (@itatiaia) April 28, 2025
Imagens obtidas a partir da plataforma de monitoramento de voos Flightradar24 demonstram a mudança no… pic.twitter.com/Xlt5lm14be
A Aena, operadora aeroportuária da Espanha, indicou que suas instalações estão operando graças aos “sistemas elétricos de contingência”, embora haja atrasos nos voos, informou em publicação no X, antigo Twitter.
O órgão regulador europeu de tráfego aéreo, Eurocontrol, por outro lado, afirmou que a interrupção no fornecimento de energia elétrica tem “impacto nas partidas e chegadas de alguns aeroportos” incluindo os de Lisboa, Barcelona e Madrid. Entretanto, o órgão pontuou que “é muito cedo para dizer quantos voos foram ou serão afetados”.
De acordo com a Redes Energéticas Nacionais (REN), operadora de energia de Portugal, o apagão aconteceu em decorrência de uma falha na rede elétrica da Espanha e que está relacionada a um “fenômeno atmosférico raro”. A empresa explicou que, devido às variações de extremas temperaturas no país ibérico, as linhas de alta tensão sofreram oscilações anormais.
O fenômeno é conhecido como “vibração atmosférica induzida” e, em razão dessas oscilações, acontecem “falhas de sincronização entre os sistemas elétricos”, segundo a REN. A situação gera um caos no trânsito de capitais europeias, como em Madri, onde há engarrafamentos devido ao mau funcionamento dos semáforos, conforme a BBC.
A Red Electrica, operadora de eletricidade da Espanha, confirmou cortes de energia em todo o país e também informou que está trabalhando para restaurar o quanto antes o fornecimento de energia elétrica.
“Continuamos a trabalhar com todos os recursos para conseguir o restabelecimento do fornecimento o mais brevemente possível em todo o território”, diz uma postagem no X, antigo Twitter. A distribuidora de energia espanhola afirmou que o restabelecimento do fornecimento de energia pode levar de 6 a 10 horas.