Ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner é internada às pressas e passa por cirurgia

Líder peronista está presa desde junho em seu apartamento na capital Buenos Aires e ainda enfrenta novo julgamento por corrupção

Ex-presidente apresentou um quadro de apendicite aguda

A ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner foi internada neste sábado (20) com um quadro de dor abdominal e foi submetida a uma cirurgia para tratar uma apendicite, em Buenos Aires. Segundo comunicado do Sanatório Otamendi, onde a ex-presidente foi internada, ela já se recupera após o procedimento.

Ainda de acordo com o hospital, Kirchner deu entrada com sintomas compatíveis com síndrome apendicular aguda, diagnóstico confirmado pelos exames. “A paciente foi submetida, durante a tarde, a uma cirurgia laparoscópica, que confirmou o diagnóstico de apendicite com peritonite localizada, evoluindo até o momento sem complicações pós-operatórias”, disse.

Essa foi a primeira vez que a ex-presidente deixou sua casa desde 18 de junho, quando o 2º Tribunal Federal da Argentina, quando foi condenada a seis anos de prisão por corrupção. Aos 72 anos, Kirchner cumpre pena no seu apartamento, na região central da capital Buenos Aires.

Além da prisão domiciliar, Cristina Kirchner também utiliza tornozeleira eletrônica. Em novembro, a peronista começou a ser julgada em um novo caso de corrupção por desvios de obras públicas, em caso conhecido como “escândalo dos Cadernos”.

A ex-presidente é acusada pelo Ministério Público de liderar uma associação criminosa, em um investigação que está sendo tratada como a maior já realizada na história da Argentina. São pelo menos 87 réus, entre ex-funcionários do governo e dezenas de empresários. Se condenada, ela pode pegar mais seis anos de prisão.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...