Ouvindo...

Apagão na Europa: Espanha diz não descartar ‘nenhuma hipótese’ sobre causas

A falta de luiz afetou toda a Península Ibérica e parte do Sul da França, deixando um rastro de caos no trânsito, nos aeroportos e nos supermercados

Apagão afetou Espanha, Portugal e parte do Sul da França

O governo da Espanha afirma que não descarta “nenhuma hipótese” sobre as causas do maciço apagão que atingiu o país nesta segunda-feira (28). “Todas as causas potenciais estão sendo analisadas, sem descartar nenhuma hipótese”, disse o presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, em discurso televisionado. “As instituições de Estado competentes e todos os operadores privados estão trabalhando de forma coordenada para entender o que aconteceu”, acrescentou.

Leia também

O apagão afetou toda a Península Ibérica e parte do Sul da França, deixando um rastro de caos no trânsito, nos aeroportos e nos supermercados, que ficaram esvaziados frente a multidões que foram às compras em meio à confusão causada pela falta de luz. A energia começou a retornar nos países afetados durante o início da noite.

Em Portugal, por outro lado, o primeiro-ministro, Luis Montenegro, afirmou que a origem da falha de energia ocorreu “provavelmente na Espanha”. Mais cedo, ele havia descartado a possibilidade de um ciberataque.

“O corte generalizado de nossa rede elétrica foi provocado no exterior do país, provavelmente na Espanha”, declarou Montenegro à noite em coletiva de imprensa. Montenegro anunciou ainda que a situação, a qual classificou como “grave e inédita”, deve ser normalizada em Portugal “nas próximas horas”.

(Com informações de AFP)

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.