Ouvindo...

Apagão na Europa: energia deve voltar entre seis e dez horas, diz operadora

Segundo a operadora de redes energéticas de Portugal (REN), apagão que afetou Portugal e Espanha foi provocado por um “fenômeno atmosférico raro

Queda de energia afetou diversos serviços essenciais

Após o apagão que atingiu Espanha e Portugal nesta segunda-feira (28), a Red Eléctrica (operadora nacional do sistema elétrico) informou que o restabelecimento completo da energia pode levar entre seis e dez horas.

A expectativa é que a normalização ocorra entre 14h e 17h, no horário de Brasília.

A falta de energia afetou diversos serviços essenciais, como telecomunicações, transportes ferroviários, aeroportos e hospitais.

Confira o post da Red Eléctrica no X:

‘Estamos começando a recuperar energia no norte e no sul da península, o que é fundamental para atender gradualmente o fornecimento de eletricidade. É um processo que envolve a energização gradual da rede de transmissão à medida que os grupos geradores são conectados. Continuamos trabalhando para restabelecer o fornecimento.’' Afirmou a operadora no post.

‘Fenômeno atmosférico raro’ na Espanha causou apagão, diz Portugal

A operadora de redes energéticas de Portugal (REN) afirmou nesta segunda-feira (28) que o apagão que afetou Portugal e Espanha foi provocado por um “fenômeno atmosférico raro”. Segundo a empresa, o problema teve origem em uma falha na rede elétrica espanhola.

* Sob supervisão de Lucas Borges

Leia também

Izabella Gomes é estagiária na Itatiaia, atuando no setor de Jornalismo Digital, com foco na editoria de Cidades. Atualmente, é graduanda em Jornalismo pela PUC Minas