Ouvindo...

Apagão na Europa: fornecimento de Energia em Portugal pode demorar até uma semana para voltar à normalidade

Informação é da companha energética portuguesa, Redes Energéticas Nacionais (REN); em nota, a empresa confirma um ‘corte maciço no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica’

Apagão afeta toda a Península Ibérica, além de partes da França

Interrompido por um “fenômeno atmosférico raro” nesta segunda-feira (28), o fornecimento de energia elétrica em Portugal pode levar até uma semana para acontecer, de acordo com a Redes Energéticas Nacionais (REN), companhia energética portuguesa. Em nota, a empresa confirma um “corte maciço no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica”, que também afeta parte do território da França.

“Estão a ser ativados os planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia, em coordenação com os produtores e operadores europeus de energia. A REN está em contato permanente com as entidades oficiais, nomeadamente com a Autoridade Nacional de Proteção Civil. Paralelamente, estão a ser analisadas as possíveis causas deste incidente”, diz o texto.

Apesar do alerta da REN, o primeiro ministro de Portugal, Luis Montenegro, afirmou a jornalistas que há expectativa de que o apagão acabe ainda nesta segunda-feira. O político ainda afirmou que o corte de energia não ocorreu em decorrência de ataques cibernéticos. “Não há indicações disso”, pontuou.

O apagão

A REN informou, na manhã desta segunda-feira, que o apagão aconteceu devido a uma falha na rede elétrica da Espanha, relacionada a um “fenômeno atmosférico raro”. A empresa explicou que, devido às variações de extremas temperaturas no país ibérico, as linhas de alta tensão sofreram oscilações anormais.

O fenômeno é conhecido como “vibração atmosférica induzida” e, em razão dessas oscilações, acontecem “falhas de sincronização entre os sistemas elétricos”, segundo a REN.

A situação gera um caos no trânsito de capitais europeias, como em Madri, onde há engarrafamentos devido ao mau funcionamento dos semáforos, conforme a BBC.

A Red Electrica, operadora de eletricidade da Espanha, confirmou cortes de energia em todo o país e também informou que está trabalhando para restaurar o quanto antes o fornecimento de energia elétrica.

“Continuamos a trabalhar com todos os recursos para conseguir o restabelecimento do fornecimento o mais brevemente possível em todo o território”, diz uma postagem no X, antigo Twitter. A distribuidora de energia espanhola afirmou que o restabelecimento do fornecimento de energia pode levar de 6 a 10 horas.

Leia também

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.