O futuro da Igreja Católica está em debate enquanto especialistas discutem as perspectivas para o próximo conclave e o perfil do sucessor do Papa Francisco. Padres e analistas compartilharam, no programa do Rádio Vivo, da Itatiaia, neste sábado (26), suas visões sobre o processo de seleção e as qualidades importantes para o próximo pontífice.
O Padre Samuel sugere que o conclave pode ser mais breve do que o habitual, citando a facilidade de comunicação proporcionada pela internet e as congregações que já começaram antes do evento oficial. ''Acredito que tenderá a ser um conclave mais breve’’, afirma.
Há uma expectativa de que o próximo Papa tenha um perfil mais diplomático e moderado. “Muito possivelmente será alguém que não vai desagradar, nem tanto a esquerda, nem tanto a direita’’, explica o Padre Samuel.
Leia também:
A descentralização do colégio de cardeais realizada por Francisco é vista como um fator que pode influenciar a escolha. Com cardeais de diversas partes do mundo, alguns sem experiência em gestão de arquidioceses, há a possibilidade de que a escolha recaia sobre um candidato italiano, considerado uma opção ‘segura’.
A discussão também abordou a possibilidade de um Papa africano. Embora reconhecendo que seria um momento histórico, os especialistas apontam desafios, como o conservadorismo da Igreja na África, que poderia dificultar a construção de pontes com outras experiências eclesiais ao redor do mundo.
Sepultamento
O corpo do papa Francisco